Notícia

Projeto Ingá III Fase impulsiona desenvolvimento sustentável e gera impactos positivos em Juruti.

11, NOV 2025

O Projeto Ingá III fase, iniciativa voltada para a promoção de sustentabilidade na Amazônia, encerrou sua terceira fase com resultados expressivos em conservação ambiental, fortalecimento comunitário e inclusão produtiva. Implementado pelo Instituto Juruti Sustentável (IJUS), com apoio da Alcoa Foundation e da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), o projeto beneficiou diretamente 69 famílias, impactando mais de 600 pessoas.



Entre os principais resultados estão a preservação de 60,5 hectares de floresta nativa e a recuperação de 53,76hectares por meio de Sistemas Agroflorestais (SAFs). Foram distribuídas 22 mil mudas e sementes para diversificação produtiva e implantadas cinco unidades demonstrativas de meliponicultura, com 25 caixas de abelhas nativas sem ferrão, fortalecendo a cadeia do mel e a polinização.



Na área de qualidade de vida, dez famílias da comunidade Retiro do Irateua receberam kits de energia solar, purificadores de água e telefonia rural, garantindo acesso a energia limpa e água de qualidade em uma região de difícil acesso, levando mais conectividade e bem-estar para essas pessoas.





O projeto também fortaleceu o empreendedorismo local, com 100 mulheres participando de capacitações em gestão de negócios e liderança. Além disso, 30 produtores rurais foram beneficiados com educação financeira.



A iniciativa reforçou a importância do diálogo com as comunidades, da transparência na gestão e do trabalho em rede, mostrando que é possível promover transformações positivas por meio de parcerias e ações estruturadas.

Setembro  2025