Área desmatada

TemaMeio Ambiente, Conservação e Uso dos Recursos Naturais
SubtemaUso e Ocupação da Terra
IndicadorCobertura e Uso do Solo
CoberturaJuruti + TM + TO
Cobertura AdicionalPará
NomeÁrea desmatada
Unidade do dadoEm % sobre a área total
DescriçãoApresenta a porcentagem da área desmatada acumulada, ano a ano, sobre a área total do município.
JustificativaMonitorar a área desmatada em Juruti e nos municípios do entorno, ao longo dos anos, permite observar se as florestas estão sendo preservadas. A informação pode ajudar nas políticas e ações de intervenção.
PeriodicidadeAnual
Como coletarNo site do INPE (www.inpe.br), (1) na seção "Produtos e Serviços", passar o cursor em "Amazônia", e, em seguida, clicar em [PRODES]. (2) Em "PRODES DIGITAL", clicar em [Dados por Município]. (3) Em "Desmatamento nos Municípios", no campo "Estado/Região", selecionar [PA]. (4) No campo "Selecione Ano", selecionar o ano desejado. (5) No campo "Ordenar", selecionar [Extensão Desmatamento]. (6) Clicar em [Lista]. (7) Localizar município de Juruti na tabela. (8) Coletar dado (em porcentagem) na coluna "Desflorestamento até". (9) Repetir o mesmo procedimento para os municípios do Território de Monitoramento (Oriximiná, Óbidos e Santarém) e Território de Observação (Alenquer, Itaituba, Faro e Terra Santa). Para Paratins, no passo (3), selecionar [AM] seguir igual o restante dos passos. Dados do Pará: Repetir até o passo (5). (6) Clicar em [Consolida]. (7) Coletar dado no campo "Total desmatado até", em porcentagem sobre a área total.
Início coleta2000
ObservaçõesNotas do PRODES: A estimativa de extensão desflorestada por município baseia-se no cálculo do desflorestamento acumulado e observado até o ano selecionado, dentro dos limites administrativos dos municípios que fazem parte da Amazônia Legal. Além da classe com a extensão desflorestada, as áreas de outras classes de cobertura da terra e nuvem foram calculadas para cada ano de análise como: floresta, nuvem, não floresta, hidrografia e área não observada.