Taxa de abandono por grau de ensino

TemaEducação
SubtemaQualidade do Ensino
IndicadorQualidade do Ensino
CoberturaJuruti
Cobertura AdicionalPará, Brasil
NomeTaxa de abandono por grau de ensino
Unidade do dadoEm %
DescriçãoMostra a porcentagem de alunos que abandonaram a escola antes da avaliação final ou que não preencheram os requisitos mínimos de frequência previstos em legislação, em relação ao total de alunos matriculados.
JustificativaO abandono escolar pode indicar dificuldades dos alunos em empenhar-se no seu compromisso para com a escola ou, ainda, a utilização de um modelo desacertado e pouco estimulante de ensino. Acompanhar as informações desta métrica pode auxiliar no diagnóstico de problemas do modelo de ensino oferecido no município, além de subsidiar com informações a construção de políticas públicas.
PeriodicidadeAnual
Como coletarNo site do INEP (www.inep.gov.br), (1) clicar em [Portal INEP]. (2) Clicar em [Informações Estatísticas]. (3) Clicar em [Indicadores Educacionais]. (4) Em "Taxas de Rendimento", baixar o arquivo referente a "Municípios" e ao ano desejado. (5) Abrir o arquivo, movimentar o cursor para a direita, até visualizar os dados de "Taxa de Abandono". Os dados a serem coletados estarão todos em uma mesma linha. (6) Buscar os dados da linha conforme segue: Município de "Juruti", Localização "Total", Rede "Total". (7) Buscar os dados das colunas mantendo a mesma linha do passo anterior, conforme segue: "Abandono 1ª à 4ª Série/1º ao 5º Ano" (Ensino Fundamental – anos iniciais), "Abandono 5ª à 8ª Série/6º ao 9º Ano" (Ensino Fundamental – anos finais) e "Total Abandono Médio"(Ensino Médio). Dados do Pará: Repetir até o passo (3). (4) Em "Taxas de Rendimento", baixar o arquivo referente a "Brasil, regiões e Ufs" e ao ano desejado. (5) Abrir o arquivo referente aos dados estaduais (Ufs) e movimentar o cursor para a direita, até visualizar os dados de "Taxa de Abandono". Os dados a serem coletados estarão todos em uma mesma linha. (6) Buscar os dados da linha conforme segue: UF do "PA" (Pará), Localização "Total", Rede "Total". (7) Buscar os dados das colunas mantendo a mesma linha do passo anterior, conforme segue: "Abandono 1ª à 4ª Série/1º ao 5º Ano" (Ensino Fundamental – anos iniciais), "Abandono 5ª à 8ª Série/6º ao 9º Ano" (Ensino Fundamental – anos finais) e "Total Abandono Médio" (Ensino Médio). Dados do Brasil: Repetir até o passo (3). (4) Em "Taxas de Rendimento", baixar o arquivo referente a "Brasil, regiões e Ufs" e ao ano desejado. (5) Abrir o arquivo referente aos dados do Brasil e movimentar o cursor para a direita, até visualizar os dados de "Taxa de Abandono". Os dados a serem coletados estarão todos em uma mesma linha. (6) Buscar os dados da linha conforme segue: Abrangência "Brasil", Localização "Total", Rede "Total". (7) Buscar os dados das colunas mantendo a mesma linha do passo anterior, conforme segue: "Abandono 1ª à 4ª Série/1º ao 5º Ano" (Ensino Fundamental – anos iniciais), "Abandono 5ª à 8ª Série/6º ao 9º Ano" (Ensino Fundamental – anos finais) e "Total Abandono Médio" (Ensino Médio).
Início coleta2000
ObservaçõesEntende-se por anos iniciais do Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano e por anos finais do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano.