Taxa de distorção idade-ano

TemaEducação
SubtemaQualidade do Ensino
IndicadorQualidade do Ensino
CoberturaJuruti
NomeTaxa de distorção idade-ano
Unidade do dadoEm %
DescriçãoA distorção idade-ano mostra, por grau de ensino, a porcentagem de alunos que estão atrasados na escola, ou seja, que estão acima da idade prevista para a série em que estudam, sobre o total de alunos matriculados.
JustificativaAcompanhar a distorção idade-série pode mostrar que muitos alunos estão entrando com idade avançada na escola ou que a taxa de reprovação pode ser grande. Existe uma relação direta entre distorção idade-série e repetência, ou seja, quanto maior a repetência, maior será a distorção. Alguns estudos revelam que, quanto maior a distorção, pior é o desempenho escolar.
PeriodicidadeAnual
Como coletarNo site do INEP (www.inep.gov.br), (1) clicar em [Portal INEP]. (2) Clicar em [Informações Estatísticas]. (3) Clicar em [Indicadores Educacionais]. (4) Em "Taxas de Distorção idade-série", baixar o arquivo referente a "Municípios" e ao ano desejado. (5) Abrir o arquivo na aba da região "Norte". Os dados a serem coletados estarão todos em uma mesma linha. (6) Buscar os dados da linha conforme segue: Município de "Juruti", Localização "Total", Rede "Total". (7) Buscar os dados das colunas mantendo a mesma linha do passo anterior, conforme segue: "Distorção 1ª à 4ª Série/1º ao 5º Ano" (Ensino Fundamental – anos iniciais), "Distorção 5ª à 8ª Série/6º ao 9º Ano" (Ensino Fundamental – anos finais) e "Total Médio"(Ensino Médio).
Início coleta2000