IDH Municipal (IDH-M)

TemaPerfil do Município
SubtemaDesenvolvimento Humano
IndicadorÍndice de Desenvolvimento Humano Municipal
CoberturaJuruti
Cobertura AdicionalPará, Brasil
NomeIDH Municipal (IDH-M)
Unidade do dado
DescriçãoO Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) busca ampliar o olhar sobre o desenvolvimento de uma região. É composto pela avaliação de três dimensões de mesma importância: renda, longevidade e educação. Os índices variam de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior é considerado o desenvolvimento humano da localidade.
JustificativaO Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) permite estabelecer as diferenças no nível de desenvolvimento humano de municípios e Estados. Acompanhar essa métrica permite avaliar a evolução de Juruti ao longo do tempo, além de possibilitar a comparação com outros municípios do país.
PeriodicidadeAnual
Como coletarNo site do PNUD (www.pnud.org.br), (1) colocar o cursor no ícone "Desenvolvimento Humano" e (2) clicar em [Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil]. (3) Clicar em [Clique aqui para instalar o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil em seu computador]. (4) Clicar em [Se você quer baixar o programa do Atlas inteiro (8,507 Mb) - clique aqui]. (5) No Atlas, clicar em [Consulta simples]. (6) Selecionar "Municípios", em "Nível de espacialização". (7) Clicar em [Por Unidade da Federação]. (8) Clicar em [Pará]. (9) Clicar em [Avançar]. (10) Em "Temas", clicar em [Desenvolvimento Humano] e em seguida em [IDH-M]. (11) Em "Tabelas", clicar em [IDH-Municipal]. (12) Clicar em [Avançar]. (13) Clicar em [Executar]. Na tabela, coletar os dados de Juruti de "IDHM", "IDHM-Renda", "IDHM-Longevidade", "IDHM-Educação" para os anos desejados. (14) Repetir o mesmo procedimento para os municípios do Território de Monitoramento (Oriximiná, Óbidos e Santarém) e Território de Observação (Alenquer, Itaituba, Faro, Parintins e Terra Santa). Dados do Pará: Com o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil instalado, iniciar no passo (5). No Atlas, clicar em [Consulta simples]. (6) Selecionar "Estados", em "Nível de espacialização". (7) Clicar em [Por Região]. (8) Clicar em [Norte]. (9) Clicar em [Avançar]. (10) Em "Temas", clicar em [Desenvolvimento Humano] e em seguida em [IDH-M]. (11) Em "Tabelas", clicar em [Índice de Desenvolvimento Humano Municipal]. (12) Clicar em [Avançar]. (13) Clicar em [Executar]. Na tabela, coletar os dados do Pará de "IDHM", "IDHM-Renda", "IDHM-Longevidade", "IDHM-Educação" para os anos desejados. Dados do Brasil: Com o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil instalado, iniciar no passo (5). No Atlas, clicar em [Consulta simples]. (6) Selecionar "Estados", em "Nível de espacialização". (7) Clicar em [Todos]. (8) Clicar em [Avançar]. (9) Em "Temas", clicar em [Desenvolvimento Humano] e em seguida em [IDH-M]. (10) Em "Tabelas", clicar em [Índice de Desenvolvimento Humano Municipal]. (11) Clicar em [Avançar]. (12) Clicar em [Executar]. Na tabela, coletar os dados do Brasil de "IDHM", "IDHM-Renda", "IDHM-Longevidade", "IDHM-Educação" para os anos desejados.
Início coleta1991