Esperança de vida ao nascer

TemaSaúde
SubtemaSaúde da População
IndicadorExpectativa de Vida
CoberturaJuruti
Cobertura AdicionalBelém, Pará, Brasil
NomeEsperança de vida ao nascer
Unidade do dadoEm anos
DescriçãoIdentifica o número médio de anos que um habitante de determinada localidade vive. É calculado pelo número médio de anos de vida esperados para um recém-nascido, mantido o padrão de mortalidade existente na população residente.
JustificativaO aumento da esperança de vida ao nascer sugere melhoria das condições de vida e de saúde da população. A análise dos dados podem subsidiar processos de planejamento, gestão e avaliação de políticas de saúde e de previdência social, entre outras.
PeriodicidadeDecenal
Como coletarNo site do PNUD (www.pnud.org.br), (1) clicar em [Pobreza e Desigualdade]. (2) Em "Desenvolvimento Humano", (3) clicar em [Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil]. (4) Clicar em [Clique aqui para instalar o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil em seu computador]. (5) Clicar em [Se você quer baixar o programa do Atlas inteiro (8,507 Mb) - clique aqui.]. (6) No Atlas, clicar em [Consulta simples]. (7) Selecionar "Municípios", em "Nível de espacialização". (8) Clicar em [Por Unidade da Federação]. (9) Clicar em [Pará]. (10) Clicar em [Avançar]. (11) Em "Temas", clicar em [Demografia]. (12) Em "Tabelas", clicar em [Indicadores de Longevidade e Mortalidade]. (13) Clicar em [Avançar]. (14) Clicar em [Executar]. Na tabela, coletar os dados de "Esperança de vida ao nascer" para Juruti e Belém. Dados do Pará: com o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil instalado, iniciar no passo (6) No Atlas, clicar em [Consulta simples]. (7) Selecionar "Estados", em "Nível de espacialização". (8) Clicar em [Por Região]. (9) Clicar em [Norte]. (10) Clicar em [Avançar]. (11) Em "Temas", clicar em [Demografia]. (12) Em "Tabelas", clicar em [Indicadores de Longevidade e Mortalidade]. (13) Clicar em [Avançar]. (14) Clicar em [Executar]. Na tabela, coletar os dados de "Esperança de vida ao nascer" para o Pará. Dados do Brasil: com o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil instalado, iniciar no passo (6) No Atlas, clicar em [Consulta simples]. (7) Selecionar "Estados", em "Nível de espacialização". (8) Clicar em [Todos]. (9) Clicar em [Avançar]. (10) Em "Temas", clicar em [Demografia]. (11) Em "Tabelas", clicar em [Indicadores de Longevidade e Mortalidade]. (12) Clicar em [Avançar]. (13) Clicar em [Executar]. Na tabela, coletar os dados de "Esperança de vida ao nascer" para o Brasil.
Início coleta1991