Taxa de alfabetização de pessoas com 10 anos de idade ou mais

TemaEducação
SubtemaQualidade do Ensino
IndicadorQualidade do Ensino
CoberturaJuruti + TM
Cobertura AdicionalPará, Brasil
NomeTaxa de alfabetização de pessoas com 10 anos de idade ou mais
Unidade do dadoEm %
DescriçãoApresenta o percentual de pessoas alfabetizadas com 10 anos de idade ou mais. São consideradas alfabetizadas as pessoas capazes de ler e escrever um bilhete simples.
JustificativaA alfabetização, além de aumentar a independência no cumprimento das tarefas do dia a dia, abre as portas para novos aprendizados e facilita a socialização das pessoas. Acompanhar as informações desta métrica auxilia na avaliação do nível educacional da população de um município, e também pode dar subsídios ao planejamento de políticas públicas.
PeriodicidadeDecenal
Como coletarNo site do IBGE (www.ibge.gov.br), (1) colocar o cursor no ícone "População" e em "Censos Demográficos", clicar em [Censo 2010]. (2) Clicar em [Resultados do Universo]. (3) Clicar em [Tabelas (em formato zip)]. (4) Em "Tabelas" clicar em [Municípios]. (5) Clicar no estado do "Pará" e baixar a pasta compactada com as tabelas de dados do estado. (6) Buscar e abrir a planilha do Pará que contemple os dados de pessoas com 10 anos ou mais de idade alfabetizadas. (7) Com a planilha aberta, buscar dados do município de Juruti. (8) Caso a taxa de alfabetização não esteja calculada, será necessário fazer o cálculo da seguinte maneira: (número de pessoas alfabetizadas de 10 anos de idade ou mais) dividido pelo (número de pessoas de 10 anos de idade ou mais). (9) Repetir o mesmo procedimento para os municípios do Território de Monitoramento (Oriximiná, Óbidos e Santarém). Dados do Pará: Repetir até o passo (3). (4) Em "Tabelas" clicar em [Unidades da Federação]. (5) Clicar no estado do "Pará" e baixar a pasta compactada com as tabelas de dados do estado. (6) Buscar e abrir a tabela de dados que contemple os dados de pessoas com 10 anos ou mais de idade alfabetizadas. (7) Caso a taxa de alfabetização não esteja calculada, será necessário fazer o cálculo da seguinte maneira: (número de pessoas alfabetizadas de 10 anos de idade ou mais) dividido pelo (número de pessoas de 10 anos de idade ou mais). Dados do Brasil: Repetir até o passo (3). (4) Em "Tabelas" clicar em [Brasil]. (5) Buscar e abrir a tabela de dados que contemple os dados de pessoas com 10 anos ou mais de idade alfabetizadas (6) Buscar dados do Brasil. (7) Caso a taxa de alfabetização não esteja calculada, será necessário fazer o cálculo da seguinte maneira: (número de pessoas alfabetizadas de 10 anos de idade ou mais) dividido pelo (número de pessoas de 10 anos de idade ou mais).
Início coleta1980