Taxa de mortalidade infantil

TemaSaúde
SubtemaSaúde da Criança
IndicadorMortalidade
CoberturaJuruti + TM
Cobertura AdicionalPará, Brasil
NomeTaxa de mortalidade infantil
Unidade do dadoA cada 1000 nascidos vivos
DescriçãoMostra o risco de morte dos nascidos vivos durante o seu primeiro ano de vida. É calculado pelo número de óbitos de menores de 1 ano de idade por mil nascidos vivos, na população residente.
JustificativaAnalisar a taxa de mortalidade infantil  reflete, de uma maneira geral, as condições de desenvolvimento socioeconômico e infraestrutura ambiental, bem como a qualidade dos recursos disponíveis e o acesso a eles para a atenção à saúde materna e da população infantil. Costuma-se classificar o valor da taxa como alto (50 por mil ou mais), médio (49) e baixo (menos de 20).
PeriodicidadeAnual
Como coletarNo site do DATASUS (www.datasus.gov.br), (1) clicar em [Informações de Saúde]. (2) Clicar em [Indicadores de Saúde]. (3) Escolher [Cadernos de Informações da Saúde]. (4) Clicar em [OK]. (5) Clicar em [Pará]. (6) Clicar em [Juruti] e abrir o arquivo em Excel. (7) No arquivo Excel, clicar na aba [Mortalidade]. (8) Na tabela "Outros indicadores de mortalidade", coletar dados de "Mortalidade infantil por 1.000 nascidos-vivos". Caso os dados disponíveis não estejam atualizados, entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde e solicitá-los. (9) Repetir o mesmo procedimento para as cidades do Território de Monitoramento (Óbidos, Oriximiná e Santarém). Dados do Pará: Repetir até o passo (5). (6) Clicar em [Caderno do Estado do Pará] e abrir o arquivo em Excel. (7) No arquivo Excel, clicar na aba [Mortalidade]. (8) Na tabela "Outros indicadores de mortalidade", coletar dados de "Mortalidade infantil por 1.000 nascidos-vivos". Dados do Brasil: Repetir até o passo (4). (5) Clicar em [Brasil] e abrir o arquivo em Excel. (6) No arquivo Excel, clicar na aba [Mortalidade]. (7) Na tabela "Outros indicadores de mortalidade", coletar dados de "Mortalidade infantil por 1.000 nascidos-vivos".
Início coleta2000