Emissões de CO2 equivalente por setor

TemaMeio Ambiente, Conservação e Uso dos Recursos Naturais
SubtemaAr e Clima
IndicadorEmissões de Gases de Efeito Estufa
CoberturaJuruti
NomeEmissões de CO2 equivalente por setor
Unidade do dado
DescriçãoApresenta a quantidade de dióxido de carbono (CO2) equivalente emitida, por fonte de emissão, sendo esta dividida por setor: energético; processos industriais; agropecuário; mudança no uso da terra e florestas; tratamento de resíduos; e uso de solventes e outros produtos.
JustificativaO dióxido de carbono (CO2) e outros gases de efeito estufa, emitidos principalmente pelas queimadas e pelo uso de combustíveis fósseis (como petróleo, gás natural e carvão mineral), acumulam-se na atmosfera, contribuindo para o aquecimento global. Acompanhar as informações desta métrica auxilia no monitoramento dos níveis emitidos localmente, no estabelecimento de limites de emissão e no planejamento de políticas públicas.
PeriodicidadeAnual
Como coletarEntrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Juruti e solicitar informações sobre a quantidade de CO2 equivalente emitida por setor.
Início coleta2008
ObservaçõesNas últimas décadas, o debate sobre a questão ambiental ganhou força. Isso porque o aumento da poluição do ar agravou o chamado efeito estufa, deixando o planeta mais quente e desregulado (com mais secas, furacões, tempestades, estações indefinidas). O efeito estufa aumenta porque gases como o dióxido de carbono, que sai de carros, motos ou da floresta quando são queimadas, não deixam que o calor se disperse na atmosfera. Eles absorvem parte desse calor e esquentam a Terra.