Indicadores de Juruti - View Metrica

Cobertura e uso do solo, por tipo

TemaMeio Ambiente, Conservação e Uso dos Recursos Naturais
SubtemaUso e Ocupação da Terra
IndicadorCobertura e Uso do Solo
CoberturaJuruti
NomeCobertura e uso do solo, por tipo
Unidade do dadoEm % sobre a área total
DescriçãoApresenta o levantamento dos tipos de cobertura e uso do solo, divididos por: área desflorestada, floresta, não floresta e hidrografia.
JustificativaAcompanhar a evolução do uso e ocupação do solo ao longo do tempo pode fornecer indicações de mudanças no município que necessitem de intervenções, tais como aumento exagerado da área urbana, desmatamento de florestas, aumento da área de pecuária, diminuição da área de agricultura familiar, além do acompanhamento das áreas de exploração de minério e sua reabilitação pós-extração mineral.
PeriodicidadeAnual
Como coletarNo site do INPE (www.inpe.br), (1) na seção "Produtos e Serviços", passar o cursor em "Amazônia" e, em seguida, clicar em [PRODES]. (2) Em "PRODES DIGITAL", clicar em [Dados por Município]. (3) Em "Desmatamento nos Municípios", no campo "Estado/Região", selecionar [PA]. (4) No campo "Selecione Ano", escolher o ano desejado. (5) No campo "Ordenar", selecionar [Extensão Desmatamento]. (6) Clicar em [Lista]. (7) Localizar município de Juruti na tabela. (8) Coletar informações (em porcentagem) de acordo com as categorias listadas no formulário de coleta.
Início coleta2000
ObservaçõesDesflorestamento: áreas desmatadas por processo de urbanização, pastagens e lavouras. Floresta: área formada por vegetação primária, ou secundária em avançado estágio de regeneração. Não floresta: áreas com outros tipos de cobertura vegetal que não floresta. Nuvem: áreas da imagem analisada cobertas por nuvens e sem possibilidade de identificar seu tipo de cobertura e uso. Hidrografia: paranás, igarapés, rios e lagos. Não observado: áreas com excesso de nuvens na imagem utilizada para a coleta ou área da imagem de má qualidade para observação.