Índice de Gini (desigualdade de renda)

TemaSocioeconomia
SubtemaTrabalho, Emprego e Renda
IndicadorRenda
CoberturaJuruti
Cobertura AdicionalBelém, Pará, Brasil
NomeÍndice de Gini (desigualdade de renda)
Unidade do dado
DescriçãoO Índice de Gini mede o grau de desigualdade de renda da população, segundo a renda domiciliar per capita. Seu valor varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior a desigualdade de renda.
JustificativaO Índice de Gini apresenta um retrato da desigualdade de renda. É importante acompanhá-lo para verificar se o desenvolvimento está trazendo benefícios para toda a população, ou se está favorecendo a concentração de renda por uma pequena parcela de privilegiados.
PeriodicidadeDecenal
Como coletarNo site do PNUD (www.pnud.org.br), (1) em "Desenvolvimento Humano", (2) clicar em [Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil]. (3) Clicar em [Clique aqui para instalar o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil em seu computador]. (4) Clicar em [Se você quer baixar o programa do Atlas inteiro (8,507 Mb) - clique aqui.]. (5) No Atlas, clicar em [Consulta simples]. (6) Selecionar "Municípios", em "Nível de espacialização". (7) Clicar em [Por Unidade da Federação]. (8) Clicar em [Pará]. (9) Clicar em [Avançar]. (10) Em "Temas", clicar em [Renda] e, em seguida, em [Desigualdade]. (11) Em "Tabelas", clicar em [Indicadores de Desigualdade de Renda]. (12) Clicar em [Avançar]. (13) Clicar em [Executar]. Na tabela, coletar os dados de Juruti de "Índice de Gini". (14) Repetir o mesmo procedimento para o município de Belém. Dados do Pará: Com o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil instalado, iniciar no passo (5) No Atlas, clicar em [Consulta simples]. (6) Selecionar "Estados", em "Nível de espacialização". (7) Clicar em [Por Região]. (8) Clicar em [Norte]. (9) Clicar em [Avançar]. (10) Em "Temas", clicar em [Renda] e, em seguida, em [Desigualdade]. (11) Em "Tabelas", clicar em [Indicadores Sintéticos da Desigualdade de Renda]. (12) Clicar em [Avançar]. (13) Clicar em [Executar]. Na tabela, coletar os dados do Pará de "Índice de Gini". Dados do Brasil: Com o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil instalado, iniciar no passo (5) No Atlas, clicar em [Consulta simples]. (6) Selecionar "Estados", em "Nível de espacialização". (7) Clicar em [Todos]. (8) Clicar em [Avançar]. (9) Em "Temas", clicar em [Renda] e, em seguida, em [Desigualdade]. (10) Em "Tabelas", clicar em [Indicadores Sintéticos da Desigualdade de Renda]. (11) Clicar em [Avançar]. (12) Clicar em [Executar]. Na tabela, coletar os dados do Brasil de "Índice de Gini".
Início coleta1991