Taxa de reprovação por grau de ensino

TemaEducação
SubtemaQualidade do Ensino
IndicadorQualidade do Ensino
CoberturaJuruti
Cobertura AdicionalPará, Brasil
NomeTaxa de reprovação por grau de ensino
Unidade do dadoEm %
DescriçãoApresenta a proporção de alunos matriculados que foram reprovados em determinado ano letivo, ou seja, que não preencheram em avaliação final os requisitos mínimos em aproveitamento, previstos em legislação.
JustificativaA reprovação desmotiva o aluno e retarda sua formatura, além de possivelmente aumentar a taxa de evasão escolar. Acompanhar as informações desta métrica pode auxiliar no diagnóstico de problemas do modelo de ensino oferecido no município, e também subsidiar com informações a construção de políticas públicas.
Fonte alternativaNo site do INEP (<a href="http://www.inep.gov.br" title="INEP" target="_blank">www.inep.gov.br</a>), (1) clicar em [Portal INEP]. (2) Clicar em [Informações Estatísticas]. (3) Clicar em [Indicadores Educacionais]. (4) Em "Taxas de Rendimento", baixar o arquivo referente a "Municípios" e ao ano desejado. (5) Abrir o arquivo, movimentar o cursor para a direita, até visualizar os dados de "Taxa de Reprovação". Os dados a serem coletados estarão todos em uma mesma linha. (6) Buscar os dados da linha conforme segue: Município de "Juruti", Localização "Total", Rede "Total". (7) Buscar os dados das colunas mantendo a mesma linha do passo anterior, conforme segue: "Reprovação 1ª à 4ª Série/1º ao 5º Ano" (Ensino Fundamental – anos iniciais), "Reprovação 5ª à 8ª Série/6º ao 9º Ano" (Ensino Fundamental – anos finais) e "Total Reprovação Médio" (Ensino Médio). Dados do Pará: Repetir até o passo (3). (4) Em "Taxas de Rendimento", baixar o arquivo referente a "Brasil, regiões e Ufs" e ao ano desejado. (5) Abrir o arquivo referente aos dados estaduais (Ufs) e movimentar o cursor para a direita, até visualizar os dados de "Taxa de Reprovação". Os dados a serem coletados estarão todos em uma mesma linha. (6) Buscar os dados da linha conforme segue: UF do "PA" (Pará), Localização "Total", Rede "Total". (7) Buscar os dados das colunas mantendo a mesma linha do passo anterior, conforme segue: "Reprovação 1ª à 4ª Série/1º ao 5º Ano" (Ensino Fundamental – anos iniciais), "Reprovação 5ª à 8ª Série/ 6º ao 9º Ano" (Ensino Fundamental – anos finais) e "Total Reprovação Médio" (Ensino Médio). Dados do Brasil: Repetir até o passo (3). (4) Em "Taxas de Rendimento", baixar o arquivo referente a "Brasil, regiões e Ufs" e ao ano desejado. (5) Abrir o arquivo referente aos dados do Brasil e movimentar o cursor para a direita, até visualizar os dados de "Taxa de Reprovação". Os dados a serem coletados estarão todos em uma mesma linha. (6) Buscar os dados da linha conforme segue: Abrangência "Brasil", Localização "Total", Rede "Total". (7) Buscar os dados das colunas mantendo a mesma linha do passo anterior, conforme segue: "Reprovação 1ª à 4ª Série/1º ao 5º Ano" (Ensino Fundamental – anos iniciais), "Reprovação 5ª à 8ª Série/ 6º ao 9º Ano" (Ensino Fundamental – anos finais) e "Total Reprovação Médio" (Ensino Médio).
PeriodicidadeAnual
Início coleta2000
ObservaçõesEntende-se por anos iniciais do Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano e por anos finais do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano.