Proporção de nascidos vivos com baixo peso ao nascer

TemaSaúde
SubtemaSaúde da Criança
IndicadorFatores de Risco
CoberturaJuruti
Cobertura AdicionalBelém, Pará, Brasil
NomeProporção de nascidos vivos com baixo peso ao nascer
Unidade do dadoEm %
DescriçãoIdentifica o percentual de nascidos vivos com peso inferior a 2,5 kg ao nascer, em relação ao número total de crianças nascidas vivas.
JustificativaQuanto menor o peso ao nascer, maior a probabilidade de morte precoce. De acordo com o padrão internacional, valores acima de 10% são considerados inaceitáveis. Proporções elevadas de nascidos vivos de baixo peso estão associadas, em geral, a precários níveis de desenvolvimento socioeconômico e de assistência materno-infantil.
Fonte alternativaEntrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Juruti. Solicitar o percentual de nascidos vivos com peso inferior a 2,5 kg ao nascer, em relação ao número total de crianças nascidas vivas.
PeriodicidadeAnual
Como coletarNo site do DATASUS (www.datasus.gov.br), (1) clicar em [Informações de Saúde]. (2) Clicar em [Indicadores de Saúde]. (3) Escolher [Cadernos de Informações da Saúde]. (4) Clicar em [OK]. (5) Clicar em [Pará]. (6) Clicar em [Juruti] e abrir o arquivo em Excel. (7) No arquivo Excel, clicar na aba [Nascimentos]. (8) Na tabela "Informações sobre Nascimentos", coletar dados de "% com baixo peso ao nascer - geral". Caso os dados disponíveis não estejam atualizados, entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde e solicitar o percentual de nascidos vivos com peso inferior a 2,5 kg ao nascer, em relação ao número total de crianças nascidas vivas. (9) Repetir o mesmo procedimento para a cidade de Belém. Dados do Pará: Repetir até o passo (5). (6) Clicar em [Caderno do Estado do Pará] e abrir o arquivo em Excel. (7) No arquivo Excel, clicar na aba [Nascimentos]. (8) Na tabela "Informações sobre Nascimentos", coletar dados de "% com baixo peso ao nascer - geral" Dados do Brasil: Repetir até o passo (4). (5) Clicar em [Brasil] e abrir o arquivo em Excel. (6) No arquivo Excel, clicar na aba [Nascimentos]. (7) Na tabela "Informações sobre Nascimentos", coletar dados de "% com baixo peso ao nascer - geral".
Início coleta2000